Detalhes sobre a foto, projeto e materiais.

Imagem renderizada de Ambiente Idélli.
Publicação Cobogó: outubro/2017

Como saber se um orçamento de móvel planejado está condizente com o valor de mercado.

Categoria: Matérias Revista Cobogó

Caro e barato são juízos de valor baseados em comparações, então se alguém considera algo caro, é porque os custos versus os benefícios não estão condizentes ou não estão evidentes para quem julga, ou na comparação de outro produto similar com preço muito menor.

A grande dificuldade de se fazer comparativos de preços em móveis planejados, é que os produtos e projetos sempre são diferentes, assim como os acessórios, os diversos tipos de garantias envolvidas, a grande gama de variedades de matérias primas, e principalmente à qualidade dos serviços de design, montagem e assistência técnica.

É interessante que o leitor compreenda que geralmente não há produtos com preços fora da sua média, pois se estiver, a empresa não consegue vender e logo entra em descontinuidade.

Também normalmente não há produtos baratos, pois se o produto estiver com seu preço abaixo da média, é porque algum benefício foi retirado, o projeto não contempla algumas características importantes, ou a empresa que o está oferecendo pode estar buscando geração de fluxo de caixa de forma incorreta, o que acarretará em possíveis problemas ao consumidor.

O normal é que se cobre pelo que se vale, e o valor se baseie no custo de produção e de serviços, por isso é importante sempre comparar preços de empresas com produtos similares entre si, com bom histórico de mercado, basear-se na indicação de amigos e profissionais da área que já fizeram negócios com estas empresas.

Avalie com cuidado a experiência das pessoas que trabalham e dirigem estas lojas ou marcenarias, assim como cada detalhe nos projetos e no produto.

Não se baseie em apenas aparências, alguns projetos podem estar mais bonitos que outros, porém podem conter muito menos itens no orçamento, pois utiliza-se com frequência itens meramente ilustrativos, como espelhos, papéis de parede, iluminação, arranjos, etc., que não acompanharão a execução do que se adquiriu, e que dão a impressão de espaços mais preenchidos.

Acessórios como amortecedores de portas e gavetas, quantidade de portas em laca e vidro, espessuras de tamponamentos, quantidade de gavetas e aramados internos, podem interferir em pelo menos mais de 30% no seu investimento.

Não abra mão de sua tranquilidade na hora de realizar o seu sonho, não se arrisque, informe-se e busque ser mais técnico que emotivo, pois uma boa escolha exige tempo para se analisar e um pouco de paciência, pois não é todo dia você investe em móveis.

Detalhes sobre a foto, projeto e materiais.


Imagem renderizada de Ambiente Idélli.
Publicação Cobogó: outubro/2017

Valdenei Menon

Valdenei Menon

Há mais de 24 anos trabalhando com móveis planejados, já executou todas as funções do processo produtivo e criativo do ramo, e formou-se na área de administração de empresas. Há 7 anos atua como empresário, sendo o idealizador e administrador da Expertise Designers Ambientes Planejados, loja franqueada Idélli Ambientes em Ponta Grossa, no Paraná.

TODOS OS POSTS

Deixe uma resposta

A Idelli contribui expandindo o conhecimento, para uma profissionalização cada vez maior do mercado.

 Inscreva-se para receber as novidades do Blog por email :